Meu filho discorda de tudo, porquê?

20 maio, 2016

É muito normal chegar a uma certa idade em que nossos filhos discordam de praticamente tudo o que nós falamos. Isso porquê eles estão crescendo e de uma certa maneira querem ganhar um pouco de autonomia.

Hoje vim falar um pouco sobre isso e dar algumas dicas de como lidar da melhor maneira com essa fase dos pequenos.

Venham ver!

meu_filho_discorda_de_tudo_porque?-carol_celico-1

Normalmente as crianças costumam discordar de tudo o que falam para elas, essa fase geralmente começa entre os 4 anos e muitas vezes podem ir até à adolescência.

Quando uma criança começa a discordar, provavelmente é porque estão em busca de afirmação e querem discutir com nós, pais, para assim tentarem ganhar um pouco mais de autonomia, pois buscam obter algum tipo de poder entre a nossa relação.

Em muitos casos, as características de crianças que costumam discordar demais são: coragem e principalmente, personalidade forte.

Porém, o ato de discordar pode ser completamente o oposto disso. Às vezes quando os pequenos querem ir contra o que nós falamos, é uma maneira de lidar com suas inseguranças, incertezas e baixa autoestima, querendo apenas se afirmar pelo não e pelo conflito.

meu_filho_discorda_de_tudo_porque?-carol_celico-2

Começar uma discussão com o seu filho, impor a sua opinião, forçar ele aceitar o que você diz  ou desistir de argumentar com eles, são condutas que não ajudarão em nada, apenas os deixam com mais raiva, medo de argumentar ou até algo desafiador para eles, fazendo com que fique “divertido” e constante ele discordar de tudo o que você diz, mesmo em muitos casos eles concordando.

Claro que é muito difícil saber agir em casos como esse, porém para se sair melhor e não brigar com os pequenos, tente mudar as atitudes quando precisar repreendê-los.

Como, por exemplo:

  • Tente mudar o foco da palavra Não –  Diga ao seu filho o que você quer que ele faça, ao invés de começar dizendo “NÃO faça isso…”
  • Explique para ele o porquê você está pedindo algo ou o porquê de querer algo.
  • Ao invés de brigar sempre que ele discordar, de vez em quando aja de uma maneira descontraída, fazendo com que ele ria, faça o que você pediu e não discuta com você.
  • Não seja aquela mãe que toma sempre as decisões. Claro que é você a maior influente da relação, porém dar a oportunidade ao seu filho de fazer escolhas de vez em quando é uma boa maneira para ele se sentir seguro e satisfeito. Saber dosar é muito importante.

Espero ter ajudado um pouco!

Beijos!!!

Deixe um Comentário

1

Seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *