Endometriose: sintomas e tratamentos

5 julho, 2013

A endometriose é a principal causa de infertilidade no Brasil – estima-se que cerca de 7 a 10 milhões de brasileiras em idade fértil sofram com a doença –, que é definida basicamente como um acúmulo de sangue menstrual na cavidade do abdômen.

Os sintomas variam. Cólicas muito fortes, fluxo menstrual intenso e desconforto durante a relação sexual são comuns em pacientes diagnosticadas. No entanto, há também outros fatores e a doença pode ser, inclusive, assintomática. Uma mulher pode ter todos ou nenhum sintoma, portanto não é porque você foi diagnosticada com endometriose que terá dificuldade em engravidar.

Se você apresenta qualquer um destes sintomas, não faça o autodiagnostico. Procure seu médico e ele poderá orientá-la e pedir os exames necessários para a confirmação, como a laparoscopia, ressonância pélvica ou ultrassonografia transvaginal.

Confirmada a endometriose, o próximo passo é o tratamento, que é bem tranquilo: pode ser por meio de medicamentos hormonais para produzir uma falsa gravidez ou falsa menopausa e anular a ovulação ou, nos casos mais sérios, uma cirurgia simples, com cauterização dos focos da doença.

O mais importante é que comece o tratamento adequado o quanto antes, porque caso os sintomas existam podem prejudicar a sua qualidade de vida e o seu bem estar é fundamental, certo? Por isso, cuide-se e consulte sempre seu médico.

Deixe um Comentário

1

Seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *