4 dicas para tornar seu filho confiante

3 junho, 2016

É mais do que normal a criança em sua fase de crescimento se sentir desmotivada e com falta de interesse em algumas coisas. Isso tudo, devido à falta de confiança que elas tem em si próprias.

Pensando nisso, separei 4 dicas para você ajudar o seu filho a ser mais confiante.

Venham ver!

4_dicas_para_tornar_seu_filho_confiante-carol_celico-1

Não interfira na vida do seu filho

É comum nós, mães, querermos deixar as crianças sempre em baixo de nossas asas e controlar o que eles fazem ou deixam de fazer. Porém interferir em uma coisa que não deu certo para ele, é um erro muito grande. Como por exemplo, fazer algo dar certo para ele, apenas porque você interviu. É muito importante a criança criar os seus próprios passos e ver que é normal errar, falhar, se sentir triste e até derrotado, pois ela aprende a ter sucesso quando consegue superar seus obstáculos sozinha e com seus próprios méritos.

Incentive o interesse do pequeno

As crianças têm grandes paixões por diversas coisas, seja por um desenho animado ou até por um esporte. O importante é você incentivar e mostrar o melhor lado disso. Quando os pequenos encontram uma grande paixão, eles se sentem orgulhosos por saberem mais sobre aquela experiência. Portanto abra um leque grande e exponha algumas variedades de atividades, para ele encontrar uma que realmente goste. Quando encontrar, dê sempre o maior apoio.

4_dicas_para_tornar_seu_filho_confiante-carol_celico-2

Ajude-o a ser otimista

Quando falo em otimismo, não digo que o caminho para você incentivar seu filho, depois de uma derrota, é apenas olhar o lado positivo da coisa. Mas sim, mostrar um caminho para as coisas darem certo em uma próxima tentativa. Como por exemplo, se o pequeno tirou nota baixa na escola, e a maioria de seus amigos foram bem. Diga à ele que cada um tem o seu próprio ritmo e que você poderá ajudar ele a ir melhor na outra prova, ajudando-o com os estudos. Dê opções e conselhos para ele mesmo conseguir conquistar os seus próprios objetivos.

Ofereça-lhe formas para ajudar os outros

É muito importante que a criança sinta que pode fazer a diferença na vida de alguém, isso mostra à eles que são importantes, conseguindo mais confiança para seus próprios passos. Ofereça oportunidades para ele ajudar alguém, seja como ajudante da professora na escola, ou visitando e ajudando um lar de idosos ou até mesmo dentro de casa.

É normal, nós mães não sabermos como agir quando nossos pequenos se sentem fracassados, mas o melhor que nós fazemos é ensinar e caminhar ao lado deles.

Vamos começar com essas 4 dicas?!

Beijos!!

1 Comentário

2

1 Comentário:4 dicas para tornar seu filho confiante

  1. Clara
    - 03/06/2016 - 13:58

    Adorei as dicas Carol! Tenho um menino de 7 anos que está construindo sua auto confiança, muito bom de participar disso.

Seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *